« Voltar

Entenda mais sobre as correções no nariz e na orelha: rinoplastia e otoplastia

  • Dia 5 de Março de 2018

Entenda mais sobre as correções no nariz e na orelha com uma entrevista com o dr. Jaime Siqueira, do Ceol. O especialista no assunto há 12 anos explica como funcionam os dois procedimentos e os motivos que levam as pessoas a procurarem as cirurgias.

O que consiste a rinoplastia?

É a cirurgia no nariz, a qual visa a correção de defeitos, deformidades (congênitas ou traumas), com objetivo de melhorar a estética nasal.

Quais os principais motivos que os pacientes procuram essa cirurgia?

A necessidade da rinoplastia existe, geralmente, pela questão de estetica. A pessoa está insatisfeita com o formato do nariz e deseja deixá-lo mais harmônico com a face. Na maioria das vezes, as queixas são por o nariz ser grande, mas tem casos de ser torto ou muito pequeno.

Também existe a rinoplastia funcional?

Sim, existe. A rinoplastia funcional tem o objetivo de resolver problemas de saúde. Narizes muito estreitos, por exemplo, podem atrapalhar a respiração. Nesses casos, quase sempre a questão estética também está associada.

Qual é o maior benefício para os pacientes?

Eu trabalho com rinoplastia há 12 anos e, com certeza, o maior benefício é a melhora na autoestima. Eu os acompanho por, no mínimo um ano, após a cirurgia e percebo a mudança.

Além do fato estético, se uma pessoa quebrou o nariz em uma acidente, o procedimento também é a rinoplastia?

Sim, é a rinoplastia reparadora. Ela vai reconstruir a área afetada. O perfil do paciente, nesse caso, é outro.

Há uma intensa procura por esse tipo de cirurgia, dr?

Em uma década, a procura por essas cirurgias aumentou muito. Acredito que o motivo é a melhora da condição social da população. Agora, um grupo maior de pessoas tem mais acesso a essa reparação estética. Inclusive, os homens estão entre os que mais procuram, em torno de 40%, em relação às mulheres.

Qual é o tempo médio da cirurgia e da recuperação?

Apenas duas horas e meia, em média, para o procedimento cirúrgico e duas semanas para a recuperação total.

O especialista nessa cirurgia é otorrinolaringologia ou cirurgião estético?

O ototrinolaringolagia é o que mais faz a cirurgia de nariz no mundo. Ele é importante porque percebe além da estética e trata a respiração correta do paciente.

E a otoplastia? O que é?

É a correção de deformidades da orelha. O caso da “orelha de abano”  é o mais comum. Os homens procuram mais do que as mulheres, na proporção de 3 para 1 porque a mulher consegue disfaçar com o cabelo.

Crianças também são pacientes desse tipo de cirurgia? Porque as pessoas procuram por essa cirurgia?

Muitas crianças são pacientes nesse caso de cirurgia. E isso tem a ver com a saúde psicológica: o bullying. Devido às críticas das outras crianças, elas não querem mais ir para a escola e tem dificuldades de relacionamento. Muitas vezes, são agressivas, não têm amigos, não querem sair de casa e, consequentemente, tem um desempenho ruim na escola.

Quanto tempo dura o procedimento e a recuperação?

A cirurgia tem duração média de uma hora e meia e a recuperação é de uma semana.