« Voltar

Pais precisam prestar atenção aos sinais de perda auditiva nas crianças

  • Dia 5 de Março de 2018

Nem sempre é fácil identificar problemas de saúde em crianças, mas é importante que os pais prestem atenção em alguns sinais. Se os filhos escutam a televisão no volume alto, estão com dificuldade de aprendizado, falam muito alto ou não respondem ao serem chamados, por exemplo, isso pode ser um indício de perda de audição, como explicou a pediatra Ana Escobar no Bem Estar desta quinta-feira (11). No caso dos bebês menores, a dica é observar se há demora na fala – o ideal é que eles comecem a falar por volta dos 2 anos e, se isso não acontecer, é bom investigar se há algo errado com o ouvido.

É muito comum também que as crianças tenham mais infecções no ouvido do que os adultos, porque a tuba auditiva ainda não está totalmente desenvolvida, o que facilita o acúmulo de secreção, como mostrou a pediatra.

Uma das mais recorrentes é a otite, uma inflamação que causa muita dor e uma sensação de pressão no ouvido. Nesse caso, a criança pode ter dificuldade para escutar e, por isso, os pais precisam ficar atentos. Em algumas situações, pode ser até que seja preciso fazer uma pequena cirurgia, como mostrou a reportagem do Giliardy Freitas, do interior de São Paulo(veja no vídeo abaixo).

 

Fonte: Bem Estar