« Voltar

Rouquidão: como evitar o problema?

  • Dia 24 de outubro de 2018

Rouquidão é a mudança no tom ou na qualidade da voz. Também chamada de disfonia, consiste em uma alteração vocal que ocorre por um mau funcionamento da laringe, órgão responsável pela passagem de ar para a traqueia e pulmões, também pela emissão dos sons.  

A laringe é composta pelas cordas vocais, duas faixas de músculos e membranas que emitem som ao ao vibrar. Em muitos casos, a rouquidão aparece após infecções respiratórias ou uso indevido da voz, causando uma inflamação das cordas vocais.

O tempo de duração da rouquidão permite classificar o problema em agudo ou crônico. Quando ocorre em um período de até 15 dias é classificada como aguda, já quando ultrapassa esse período é chamada de crônica.

Além disso, também é dividida em dois grupo: funcionais e orgânicas. A rouquidão funcional é consequência do uso da voz de forma inadequada, não ocorrendo a presença de debilidade nas cordas vocais. Já a rouquidão orgânica acontece em decorrência de alguma alteração anatômica das cordas vocais, como a presença de cistos, nódulos, pólipos, edema de Reinke, papilomas, paralisia das cordas vocais, entre outros.

É importante ficar alerta pois a rouquidão que se prolonga por semanas sendo acompanhada por tosse com sangue, dificuldade para respirar ou engolir, requer atenção. O problema pode aparecer como um sintoma inicial de doenças mais graves, como câncer de laringe. Sendo assim, é imprescindível buscar um diagnóstico junto a um especialista.   

SINTOMAS

Entre os principais sintomas da rouquidão estão tom áspero e mais baixo da voz, fazendo com muitas vezes ela fiquei inaudível.  Outros sintomas que também podem aparecer são:

  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Disfonia associada com tosse;
  • Dor de garganta;
  • Inchaço no pescoço.

Apesar da rouquidão ser um problema transitório, os seus sintomas podem ser a primeira e única manifestação de uma doença mais grave, por isso, deve ser ser cuidadosamente investigada por um médico.

DIAGNÓSTICO  

O diagnóstico da rouquidão é clinicamente visível, entretanto, o médico necessita investigar a origem. Sendo assim, é feito uma busca de informações junto ao paciente como: data de início, frequência, permanência ou não e circunstâncias em que surgiu. Também são coletadas informações sobre o histórico de outras doenças do paciente, ambiente de trabalho, antecedentes familiares e outras informações que possam colaborar para traçar o perfil do paciente.  

Após obter essas informações junto aos sintomas apresentados pelo paciente, o otorrinolaringologista examina as cordas vocais com o laringoscópio para identificar possíveis lesões presentes, e se necessário, pode ser feito uma análise mais minuciosa através da nasofibrolaringoscopia.   

Outros exames também podem ser solicitados pelo médico. Entre os exames estão: amostragem, análises de laboratório, radiografia e tomografia computadorizada.

Na CEOL Otorrino o paciente realiza todos os procedimentos necessário em apenas uma visita. Assim já sai com o diagnóstico completo e inicia o tratamento para o seu problema.

TRATAMENTO

O repouso da voz é sempre indicado para o tratamento da rouquidão. A fonoterapia é a mais indicada no caso de rouquidão funcional. No caso da orgânica, deve-se tratar as causas adjacentes. Na maioria dos casos o tratamento é feito por medicação, já casos mais sérios podem demandar cirurgia.  

O tratamento preventivo também é recomendado pelo médico. Entre as medidas de que devem ser tomadas estão:

  • Não fumar e evitar ambientes com fumantes;
  • Não falar alto e durante muito tempo;
  • Evitar o álcool e a cafeína pois desidratam o organismo, tornando a garganta mais seca;
  • Beber muita água;
  • Manter a umidificada casa;
  • Evitar comidas muito picantes;
  • Evite cochichar.

Caso a rouquidão persistir por um longo período, é importante ter um diagnóstico e realizar o tratamento adequado junto a um médico otorrinolaringologista. Na CEOL Otorrino o paciente encontra os melhores especialistas para obter um diagnóstico assertivo e com indicações aos melhores tratamentos para curar a rouquidão.  

Cuide da sua saúde. Marque uma consulta na CEOL Otorrino.