« Voltar

Você sabia que o otorrino é o especialista que trata dos problemas do ouvido, nariz e garganta?

  • Dia 5 de Março de 2018
O dia do médico otorrinolaringologista é comemorado 3 de março! Conheça as principais áreas de atuação dos nossos especialistas

Sabe aquela dor de garganta, aquela tosse, espirros, roncos, aquela rinite que você sente em mudanças de temperatura e locais empoeirados? O médico otorrino pode te ajudar! No dia 3 de março, é comemorado o Dia Nacional do Otorrinolaringologista, data criada a pedido da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cérvico-Facial. Ela foi escolhida porque no mesmo dia celebra-se o Dia Mundial da Audição e Orelha.

O otorrinolaringologista é o médico especializado em cuidar da saúde dos ouvidos, nariz e garganta, que atua no tratamento clínico e cirúrgico sempre que necessário. Nossos profissionais se dedicam a identificar as alterações relacionadas ao ouvido, labirinto, nariz, sono, laringe e boca.

O que isso significa? Que eles podem te ajudar a identificar diversas doenças relacionadas ao trato respiratório.

A otorrinolaringologia possui diversas especialidades, são elas:

  • Otologia que cuida das doenças de ouvido;
  • Otoneurologia que é a parte relacionada aos distúrbios do labirinto;
  • Rinologia é a área relacionada a doenças nasais;
  • Laringologia que trata doenças da laringe;
  • Estomatologia que cuida das doenças relacionadas à boca;
  • Estética facial que realiza cirurgias estéticas de nariz, ouvido e face;
  • Medicina do sono que trata os distúrbios relacionados ao sono, como ronco e apnéia;
  • Otorrinolaringologia pediátrica que cuida das alterações otorrinolaringológicas que ocorrem na infância.

Diagnóstico

Para termos uma melhor visão dos pacientes, além do exame clínico, estamos aptos a realizar uma série de exames complementares que auxiliam na investigação de possíveis doenças. Os principais exames feitos por nossos especialistas são feitos por meio de vídeos: a Videolaringoscopia, Videoendoscopia nasal, Videolaringoestroboscopia e o Vídeo da Deglutição.

Anualmente, nossos médicos indicam que os pacientes realizem o Check-up Otorrino, uma série de exames que ajuda na prevenção das doenças relacionadas ao ouvido (perdas auditivas, zumbidos, tonturas), nariz, laringe e faringe. De acordo com a nossa médica otorrinolaringologista Maria Christiane Guimarães “o check up deve ser realizado periodicamente nos pacientes que possuem maiores riscos como os  tabagistas, alcoólatras, portadores de doenças crônicas e nos pacientes em tratamento de cânceres pelo risco de danos às células auditivas diante da exposição á radio e quimioterapia”.

O médico otorrinolaringologista é muito importante pois ele é o responsável por diagnosticar doenças do ouvido, nariz e garganta. Essas três áreas e suas interligações com as diferentes regiões da cabeça e do pescoço determinam que a atuação do especialista seja cada vez maior. É ele o médico que com a sua atuação clínica, pode impactar a qualidade de vida das mais diferentes populações

O CEOL é a única clínica em Brasília que possui o Check-up Otorrino como um de seus produtos e uma gama de médicos prontos para lhe atender!

Mantenha a sua saúde em dia, a rotina de Check-up  que deve ser feita anualmente.